MENSAGEM PARA VOCÊ - direto do ano 2031 -

MENSAGEM PARA VOCÊ - direto do ano 2031 -

MENSAGEM PARA VOCÊ - direto do ano 2031 -

Meu nome é Rafaela, tenho 23 anos, sou fundadora de uma startup que possibilita o envio de mensagens através do tempo, essa tecnologia foi desenvolvida na época da pandemia Covid-19, agora conseguimos nos comunicar com pessoas no futuro e no passado, e essa é uma mensagem para você!

No início de 2031 iniciei novos estudos e meu mentor me desafiou a escrever esse relato, para você aí em 2020, sobre o mundo pós pandemia. A quarentena foi incrível para o desenvolvimento biotecnológico, da sociedade e das comunicações. Hoje em dia quase todo mundo trabalha em home office, pois foi provado que isso gera melhores resultados e permite mais equilíbrio para nossas vidas. Ah! Eu ia esquecendo, as aulas, aqui em 2031, são 100% virtuais, personalizadas e com mentores apoiados pela Inteligência Artificial. Já os antigos prédios das escolas e faculdades foram doados para moradias sociais. Ouvi de um vizinho, que tinha uma pizzaria em 2020 e hoje é designer de business algoritmos, que após os clientes experimentarem os serviços on line muitos deixaram de consumir no antigo modelo presencial. Ou seja, os negócios se reinventaram, assim como ele.

Sob o aspecto profissional, me espantou saber que aí em 2020 vocês ainda tinham áreas de conhecimento separadas. Aqui em 2031 um engenheiro entende de história, artes, culturas antigas, pedagogia e diversas outras temáticas - isso é fruto da revolução na educação que nos levou definitivamente para a transdisciplinaridade. Claro que eu teria vários outros aspectos para citar aqui do mundo de 2031, mas vou deixar somente mais três: i) a consciência de que a humanidade estava destruindo o planeta e que precisaríamos mudar algo foi muito importante, pois gerou as ações para desacelerarmos a degradação da terra; ii) a ação responsável dos novos políticos que durante a pandemia passaram a se preocupar com o bem estar social permitiu medidas que refletem aqui em 2031 com a drástica redução da pobreza; e iii) a oportunidade que você tem de se resguardar durante a quarentena, se desenvolvendo espiritualmente, é muito invejada aqui nos meus dias de 2031.

Enfim, aproveite, pois após esse período aí no início de 2020 o mundo experimentará um boom econômico, tecnológico e social. Ou seja, um admirável mundo novo emergirá. Medite sobre isso, olhe mais para seu interior, assim terá mais forças para cuidar dos outros por aí!

[Rafaela é uma aluna imaginária do futuro]

Alexandre Garcia - Doutor na área de Inovação, Palestrante e Prof. de Pós Graduação.

Compartilhe