VOCÊ VAI AMAR A TÉCNICA POMODORO!

VOCÊ VAI AMAR A TÉCNICA POMODORO!

O POMODORO tem por objetivo tornar os indivíduos mais produtivos, focados, organizados e cumpridores de prazos. Esse método está em franca popularização, apesar do nome inusitado, que aliás, significa tomate em italiano.

A atenção em uma única atividade é cada vez mais difícil nos dias de vida on-line, multitarefas e agitação. A premissa básica do POMODORO é que se queremos realizar algo, precisamos gerenciar as interrupções externar e internas. Fatos, movimentos, ocorrências sempre vão existir, então depende de nós aderirmos ou não a tais provocações. Para aplicar o POMODORO é necessário disposição e um simples timer de cozinha, que na Itália é comum que tenham forma de tomate. Devemos então anotar as tarefas diárias e começar a executar uma tarefa por vez. O método sugere que utilizemos o timer na medição de 25 minutos. Quando dermos start devemos então executar exclusivamente aquela atividade. Ao começar a praticar o POMODORO você verá que vão surgir potenciais distrações, como o telefone que toca, um barulho na rua, seu gato que sobe na mesa, etc. Porém você não deve aceitar tais interrupções, deve sim continuar fazendo exclusivamente a tarefa, até o timer tocar. Concluindo os primeiros POMODOROS você sentirá a produtividade recém experimentada. Se você conseguir manter o foco por 25 minutos sem aceitar as interrupções você poderá realizar suas demandas, independente do tamanho das empreitadas, pois basta quebrar as atividades em pedaços executáveis de 25 minutos.

O método nos ensina que nosso aceite às interrupções nada mais é do que nosso desejo de fuga das atividades que estamos executando. Por outro lado, a decisão de ter foco e entregar as promessas é importante. Já as interrupções podem sim ser evitadas. Enfim, cumprir os combinados ou procrastinar é decisão nossa, o POMODORO ajuda nisso, por isso acho que você vai amar. Experimente e compartilhe esse texto para disseminarmos esse método muito legal!

Speaker Alexandre Garcia - Doutor na área de Inovação, Consultor e Prof. de Pós Graduação.

Compartilhe